A importância da actividade física para a saúde do corpo e da mente. Os benefícios da actividade física ou desportiva na saúde estão confirmados por vários estudos epidemiológicos. O risco de morte prematura é mais baixa nas pessoas fisicamente activas. A prática regular de uma actividade física moderada reduz em 30% o risco de morte […]

A importância da actividade física para a saúde do corpo e da mente.

Os benefícios da actividade física ou desportiva na saúde estão confirmados por vários estudos epidemiológicos. O risco de morte prematura é mais baixa nas pessoas fisicamente activas. A prática regular de uma actividade física moderada reduz em 30% o risco de morte prematura.

Os benefícios de uma prática regular e adaptada de uma actividade física.

Praticar regularmente uma actividade física ou desportiva adaptada reduz o risco de mortalidade prematura. Quando associada uma alimentação equilibrada, a actividade física melhora a qualidade de vida.

 

Conselhos para a prática de uma actividade física

Para o adulto de 18 a 65 anos:

-Actividade de tipo aeróbica (resistência) de intensidade moderada: 30 m, 5 vezes por semana

-Ou uma actividade de tipo aeróbica de intensidade alta: mínimo 20 m, 3 vezes por semana.

-Ou actividade combinada: por exemplo, andar depressa durante 30 m, 2 vezes por semana, e fazer jogging durante 20 minutos, 2 dias por semana

Para adulto com mais de 65 anos:

-O tempo e a frequência da actividade física recomendados para as pessoas com mais de 65 anos são os mesmos que para um jovem adulto. Contudo, depende de cada indivíduo e da sua forma física: para umas pessoas, uma actividade de intensidade moderada corresponde a uma caminhada normal; para outras, a uma caminhada rápida.

-É recomendada uma diversificação das actividades: é necessário incorporar actividades de equilíbrio para manter a flexibilidade e as quedas. Podem ser realizadas uma mistura de actividades moderadas ou intensas.

-As actividades da vida quotidiana de intensidade moderada ou elevada durante pelo menos 10 m (limpezas, jardinagem…) podem ser contabilizadas para atingir os valores recomendados.